Tipos de Rodapé.
A colocação de algum tipo de rodapé entre o piso e a parede é importante principalmente para proteger a parte mais baixa da parede do desgaste gerado pelo contato com a sujeira e também por eventuais choques de pés e objetos como vassouras, aspiradores de pó, etc.
Qualquer rodapé funciona para proteger as paredes, mas alguns fatores devem ser observados em relação à arquitetura dos ambientes, já que eles podem ter diferentes formas, materiais e cores.
Rodapé Convencional: Modelo indicado para instalações junto a pisos.
Rodapé Embutido: Trata-se do mesmo pedaço de piso cortado para rodapé, só que instalado alinhado ao reboco. A tendência é utilizar um rodapé mais alto
Rodapé Flutuante: Um material muito utilizado atualmente para fazer rodapés sem ser igual ao piso é o rodapé em perfil de alumínio, que é bem resistente e fica encaixado na parede, criando um resultado clean e moderno, além de eficiente e econômico. A sensação final é de que a parede está praticamente descolada do chão, e por isso ela é chamada de “parede flutuante”.
Outros materiais também podem ficar embutidos na parede, porém somente o perfil de alumínio, que fica recuado, cria essa sensação mais leve, já que os demais ficam chapados em relação à parede, tirando apenas a espessura sobressaliente.