Planejamento da cozinha: por que a regra do triângulo é importante?
A cozinha sempre foi um dos ambientes mais importantes de uma casa. É onde as pessoas se reúnem para cozinhar e fazer as suas refeições, fazendo com que ela seja um dos espaços onde as pessoas mais interagem. Por isso, ao fazer o planejamento da sua cozinha, você pode se utilizar de algumas dicas que fazem toda a diferença, como a regra do triângulo. Entenda a importância dela para tornar sua cozinha mais útil e funcional.
O que é a regra do triângulo?
Nada mais é do que uma regra simples para o planejamento da cozinha. A ideia é criar um triângulo imaginário entre a pia, o fogão e a geladeira, fazendo com que cada um desses itens fique em uma das pontas do triângulo. A regra faz parte de uma tendência que busca facilitar a mobilidade no espaço da cozinha, posicionando os móveis e eletrodomésticos nos lugares mais adequados. O ideal é que a distância total entre os três não passe de 6 metros. Ao utilizar a regra do triângulo, esses três itens, que são os mais usados na cozinha, são distribuídos estrategicamente pelo espaço para otimizar a área de circulação. Sem contar que essa disposição garante maior conforto e eficiência para a pessoa que estiver cozinhando.
Cozinha em U
Cada um dos elementos pode ser colocado em uma parede diferente, formando um triângulo perfeito e garantindo total mobilidade no espaço entre os três itens.
Cozinha linear com ilha
A ilha pode ser aproveitada para colocar o fogão e na parede da frente, a pia e a geladeira.
Cozinha paralela
A pia e o fogão podem ser posicionados em uma parede, de preferência próximos a uma janela ou no lado mais iluminado da cozinha, e no lado oposto, a geladeira.
Cozinha em L
Em um dos lados, o fogão e a geladeira podem ser colocados um ao lado do outro. E a pia, na outra lateral, geralmente mais próxima do fogão.
Essas são algumas ideias dentre as tantas possibilidades de disposição desses três itens utilizando a regra do triângulo. O mais importante sempre será garantir uma boa mobilidade entre os elementos e fazer com que o espaço seja funcional.
Cozinhas com pouco espaço
Dependendo do tipo de configuração da cozinha é difícil fazer valer a regra do triângulo. Algumas cozinhas muito pequenas, comum em apartamentos, formam uma linha reta entre os três pontos que deveriam formar o triângulo. A falta de espaço costuma fazer com que o fogão, a geladeira e a pia fiquem bem próximos um do outros e sejam difíceis de serem mudados de posição. Nesses casos, o mais indicado é tentar fazer com que haja uma distância mínima entre o fogão e a geladeira para garantir o bom funcionamento desses eletrodomésticos. Quantos mais distantes um do outro melhor.